Marketing Digital para e-commerce: aprenda tudo

É importante que o empreendedor invista em marketing digital para e-commerce e saiba a importância de estar nesse ambiente e pense em estratégias para ele. 

Marketing Digital para e-commerce: aprenda tudo

marketing digital e-commerce

Com a possibilidade de ter uma loja online e com muitas vendas ocorrendo pela internet, é importante que o empreendedor invista em marketing digital para e-commerce e saiba a importância de estar nesse ambiente e pense em estratégias para ele. 

 

Se você atua na área digital e deseja saber mais sobre o assunto, basta prosseguir a leitura do artigo. 

 

O que é marketing digital e por que utilizá-lo no E-commerce?

 

Antes de falarmos sobre o  marketing digital para e-commerce é importante saber o que é o Marketing Digital

 

Quando falamos sobre marketing nos referimos a ações e estratégias de vendas do seu negócio, por meio de anúncios e atração do cliente. Só que nesse caso, no ambiente digital. 

 

Como a internet é cada vez mais utilizada pelas pessoas, muitos processos de venda e compra começaram a ser realizados nesse ambiente e as ações precisam ser pensadas para o digital. 

 

Assim, para que a empresa tenha um destaque em seu E-commerce, ou seja, sua loja no ambiente online, ela precisa apostar no marketing. 

 

No caso do ambiente digital, o marketing vai atuar no que é chamado de funil de vendas, ou seja, um espaço para vários tipos de pessoas, que podem ser desde aquelas que tem um interesse elevado pelo seu produto, até aquelas que estão só “dando uma olhadinha”, como conhecido nos espaços físicos. 

 

Contudo, nesse processo é possível direcionar melhor os potenciais clientes e interessados no negócio, evoluindo esses leads no funil e criando melhores laços e profundidade nos materiais.

 

Afinal, a intenção é fazer com que as vendas ocorram e que as pessoas tornem-se clientes fidelizados.

 

Como existem muitas formas de realizar o marketing digital dentro do E-commerce, nesse artigo, traremos muitas dicas que variam desde o uso de redes sociais, anúncios, conhecimento sobre a jornada de compra do cliente, dentre outros. 

 

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Quais os benefícios de investir no marketing digital?

 

É importante que você compreenda quais os benefícios em realizar o investimento no marketing digital, para assim, entender algumas estratégias utilizadas. Por isso, aqui vão alguns benefícios:

 

  • Sua empresa consegue estar no ambiente online;
  • Aumenta a visibilidade da sua marca e negócio;
  • Contribui para a personalização e segmentação;
  • Sua empresa conhece melhor a jornada de compra do cliente;
  • Atua em um processo de fidelização do cliente;
  • Representa um ótimo investimento para sua empresa. 

 

Inclusive, muitas pessoas cobram que as empresas estejam no ambiente digital para poder olhar com mais calma os produtos e, até mesmo, verificar mais detalhes sobre a empresa. 

 

Diante disso, é fundamental pensar nas vendas para o meio digital, até como uma estratégia de aumentar a visibilidade de sua marca e fazer com que seu negócio seja uma autoridade em determinado segmento.

 

Isso representa desenvolver estratégias que gerem credibilidade e que demonstrem a qualidade dos seus produtos e serviços. 

 

Outra vantagem do ambiente digital é a facilidade na mensuração de resultados, já que existem diversos softwares que realizam esse tipo de ação, fazendo com que o empreendedor visualize seus pontos fortes, fracos e como eles podem melhorar. 

 

Nas redes sociais, inclusive, é possível fazer também essa mensuração por meio do Instagram Ads, Facebook e Google, que emitem relatórios e trazem insights sobre como anda o seu perfil. 

 

Além disso, no ambiente digital é possível ter mais clareza sobre qual é a jornada de compra do seu cliente.

 

Por exemplo, o cliente teve acesso à loja digital por meio de um link patrocinado, redes sociais ou por um e-mail marketing? 

 

Além disso, é possível avaliar situações como se ele acessou o conteúdo de manhã, à tarde ou à noite; quanto tempo ele passou em seu site fazendo compras ou “passeando”; ou mesmo se ele chegou a finalizar a compra ou desistiu no meio do caminho.

 

Tudo isso é mensurado, trazendo maior clareza ao empreendedor. Para fechar a questão dos benefícios em investir no marketing digital é importante compreender sobre a fidelização do cliente, ou seja, um processo de relacionamento que vai para além do processo de venda. 

 

Outra grande vantagem é o custo-benefício, que é baixo na comparação com outras formas de marketing, diante do alcance e visibilidade da marca. 

 

Dicas do marketing digital no E-commerce

 

Agora que você já conhece sobre os benefícios em investir nos serviços de marketing, vale a pena saber como realizar essa ação em seu e-commerce. Por isso, listamos algumas dicas para você abaixo:

 

  • Conheça o seu cliente;
  • Verifique a jornada do consumidor;
  • Tenha um site interativo e sem travamentos;
  • Foque na melhora da experiência do cliente;
  • Envie frases chamativas ao cliente;
  • Utilize redes sociais para direcionar as vendas ao site;
  • Utilize técnicas do marketing de conteúdo;
  • Aposte no remarketing;
  • Tenha redes sociais integradas;
  • Utilize links com patrocínio.

 

Essa dica sobre conhecer o seu cliente incide diretamente sobre uma jornada de compra do consumidor, verificando o tempo do cliente em seu site no momento da venda. 

 

É fundamental ter um bom site, desenvolvido por uma equipe de Tecnologia da Informação (TI), que seja versátil, interativo, adaptado para o celular, computador ou tablet e que tenha um processo de compra simples.

 

Isso porque, muitas vezes, o cliente desiste de comprar porque o site trava demais, não carrega as páginas corretamente e, até mesmo, tem um processo de compra muito complexo. 

 

Para reduzir esses impactos, torne simples essa visita do cliente ao site para uma melhora de experiência dos usuários.

Isso aumenta suas vendas e faz com que o cliente se sinta satisfeito com seu negócio. 

 

Além disso, no caso de haver a desistência da compra/abandono do carrinho, uma estratégia interessante pode ser o uso de frases chamativas, como “Conclua sua compra”, “Deseja adicionar mais algum item ao seu carrinho?”, ou “Falta X reais para ganhar um desconto”. Isso atrai a atenção do cliente e pode motivá-lo a concluir a operação. 

 

Apostar nas redes sociais também é essencial, inserindo links patrocinados, assim como criando um conteúdo de qualidade que direcione o cliente até o seu site. 

 

Esse anúncio em redes sociais pode ser feito a partir do entendimento sobre como funciona o Facebook Ads

 

Uso das redes sociais e otimização de campanhas

 

O Facebook, junto com o Instagram são redes sociais muito importantes e que, cada vez mais, contam com a presença de empresas, pois existem mais de 1 bilhão de contas cadastradas, fora os milhões de acessos por dia. 

 

O Brasil, inclusive, é um país com destaque no número de acessos e, por isso, anunciar nessa rede é muito importante para direcionar o cliente para o seu site.

 

Esse anúncio pode ser feito como uma campanha, a partir da definição de um objetivo, assim como um orçamento e o tempo para a finalização da campanha. Essa campanha pode consistir:

 

  • No aumento de visualizações de uma postagem;
  • No post de um produto que direciona para “mais informações”;
  • Um post que direciona para o seu site;
  • Um post que direciona para o contato via chat ou telefone.

 

Inclusive, no momento de criar a campanha, o profissional pode definir qual é o tipo de estratégia que será utilizada.  Tudo isso, acompanhado pelas métricas disponíveis nas redes sociais. 

 

Outro tipo de conhecimento que a empresa do ambiente digital deve ter é como anunciar no Google Ads. 

 

O Google, assim como as redes sociais, é uma excelente ferramenta de busca, sendo utilizada por milhões de pessoas diariamente para realização de buscas e localizar serviços e produtos, bem como se informar.

 

Para anunciar no Google Ads é importante criar uma campanha voltada para o objetivo do empreendedor, com as palavras-chaves corretas e a delimitação do orçamento a partir da sua concorrência. 

 

Inclusive, o Google dá opções para que o empreendedor defina se deseja que a cobrança ocorra por meio de medições de custos por cliques ou custos por mil cliques, por exemplo. 

 

Sobre as técnicas de marketing de conteúdo, podemos destacar o uso do SEO, que visa a escolha correta das palavras-chaves, com o objetivo de criar textos, anúncios e campanhas que sejam direcionados para aquilo que interessa o público. 

 

Inclusive, essa técnica é importante durante a criação de anúncios no Google Ads e pode ser fundamental para o sucesso da sua campanha. 

 

Para fechar o assunto sobre redes sociais, é importante que elas sejam integradas tanto no conteúdo, mas também no layout e identidade visual. Isso contribui para aumentar a credibilidade do seu negócio. 

 

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Remarketing e estratégias de marketing complementares

 

Recomenda-se também atuar no remarketing, que faz anúncios para pessoas que demonstraram interesse pela sua marca ou produto.

 

Por exemplo, você já deve ter utilizado uma rede social e, de repente, apareceu um anúncio sobre algo que você pesquisou no google.

 

Essa é a importância da integração das redes sociais, além de ser uma técnica de  remarketing.

 

Essas técnicas podem estar interligadas também com o que chamamos de inbound marketing, que é um marketing de atração.

 

Essa estratégia é focada em ações que visam atrair pessoas para o funil de vendas, gerar leads, atuar na nutrição desses leads por meio de envio de conteúdo no e-mail marketing e desenvolver um processo de venda e compra eficiente. 

 

Com essas técnicas, o seu negócio do ambiente digital terá um crescimento expressivo e alcançará o sucesso no mercado, desde que bem estudada e implementada.

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